Consep cria GT para combater violência contra religião de matriz africana

Voltar

 Agência Pará de Notícias

Acompanhar as investigações de casos de assassinatos e atos violentos cometidos contra integrantes de religião de matriz africana é uma das metas do Grupo de Trabalho instalado pelo Conselho Estadual de Segurança Pública (Consep) na tarde da ultima terça-feira, 11, no Terreiro Dois Irmãos, na passagem Pedreirinha, bairro Guamá. A partir da iniciativa os participantes do GT irão projetar ações de segurança e de defesa social à categoria.

A instalação de um grupo de trabalho fora dos limites das áreas dos prédios do Sistema de Segurança Pública é um fato inédito. O presidente do Consep, secretário Jeannot Jansen considera a iniciativa um ato positivo que demonstra respeito a este importante segmento de resistência, “É uma quebra de preconceito, pois lutamos pelos mesmos objetivos que é a redução da violência em todos os segmentos, independente de credo religioso”, explica.

Integrante do Consep, Zélia Amador de Deus contou que além de casos de assassinatos existem relatos de perseguição e de apedrejamentos a sacerdotes e sacerdotisas que participam de religiões africanas.
“A primeira medida do grupo de trabalho será o acompanhamento das investigações sobre os casos já detectados. Também vamos buscar ações preventivas no campo da educação a fim de conscientizar a população sobre o tema”, disse Zélia que também faz parte do Centro de Estudos de Defesa do Negro no Pará (Cedenpa).

O advogado Edson Catende, babalorixá de religião de matriz africana, no segmento Candomblé, relatou que geralmente quem participa dessas tradições sofre racismo, pois existe intolerância por parte de algumas pessoas em relação a cor da pele. “Esperamos que o grupo de trabalho viabilize maior controle nesse casos, porque ainda há muito desrespeito. Juntos encontraremos soluções que garantam a segurança de todos”, planeja.

O GT de matriz africana se concretizou após reivindicação de representantes do segmento. A partir de então, o Consep aprovou a Resolução nº 306/CONSEP, de 30/11/2016, homologada pelo Decreto nº 1.690, de 03/02/2017, que oficializou o grupo de trabalho. Os integrantes foram designados pela Portaria nº 008/CONSEP, de 22/03/2017. Após a instalação será feita as escolhas do coordenador/adjunto, secretário (a) e a discussão de temáticas afins.

Por Carla Moura


 

 

Pro Paz

 

 

Disque Denuncia

 

expresso pará - webmail

 

 

 

 

 

Copyright 2017 SEGUP - Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social

Endereço: Rua Arciprestes Manoel Teodoro, 305 - Batista Campos - Belém PA, CEP: 66023-700

Fone: (91) 3184-2500

E-mail:segup.ascom@gmail.com

Desenvolvimento: PRODEPA  Usando CMS livre - Drupal  Sítio Acessível