Estatísticas de Segurança Pública do Pará

Cinco "piratas" envolvidos em assaltos em Breves são presos

Agência Pará de Notícias

As Polícias Civil e Militar desarticularam um grupo de criminosos que atua como “piratas” responsáveis por assaltos na região ribeirinha do município de Breves, na região do Marajó. Cinco homens foram presos durante a operação Curumu realizada na região de mesmo nome entre os dias 6 e 13 deste mês.

Com os presos, os policiais recuperaram mais de 200 itens roubados de residências de moradores e de embarcações que navegam na região, entre motores marítimos, botijões de gás, produtos eletrodomésticos e ferramentas. Foram ainda apreendidos equipamentos de radiocomunicação e seis armas de fogo usados nos roubos. Os resultados foram divulgados, na sexta-feira, 14, pelo delegado Geraldo Pimenta Neto, da Superintendência da Região do Marajó Ocidental, sediada no município.

Segundo o delegado, as prisões resultaram de diversas diligências nas comunidades ribeirinhas de Rio Curumu, Jacarezinho e Jacaré-Grande, realizadas por policiais civis e militares, com objetivo de prender os autores de roubos ocorridos nessas regiões. Ao todo, dez militares do Grupo Tático Operacional (GTO) e do Batalhão da PM local, e dois policiais civis, da Superintendência Regional, participaram da operação em duas lanchas e num barco de apoio.

Durante a operação, os policiais localizaram cinco acusados de integrar a associação criminosa responsável pelos assaltos. Janderson Monteiro, 19 anos; Wemerson dos Santos Pereira, 19; José Alberto Nobre Pereira, 55; Leandro Gomes Moura, 22, e Leonardo Leão Azevedo, 19, foram reconhecidos como integrantes do bando de “piratas”. Eles foram encontrados em casas ribeirinhas nas comunidades de Rio Jacaré Grande, Rio Curumu e Furo Grande.

Para os policiais, os presos fazem parte de um grupo ainda maior de “piratas” que age na região realizando assaltos nas casas de ribeirinhos e em embarcações que realizam transportes de mercadorias. As investigações irão prosseguir visando prender os demais envolvidos nos roubos.

Por Walrimar Santos