Estatísticas de Segurança Pública do Pará

 

 

História da Polícia Militar é preservada no museu digital

Voltar
O Museu Digital da Polícia Militar do Pará está abrigado no site da corporação (www.pm.pa.gov.br).

 Agência Pará de Notícias

Em seus 198 anos de História, a Polícia Militar do Pará possui um rico arquivo de fotos e lembranças guardadas por várias gerações, mas nunca divulgadas. Algumas imagens jamais foram vistas por muitos policiais militares, mesmo os mais velhos. Mas isso começou a mudar com a criação do Museu Digital da Polícia Militar do Pará, que está abrigado no site da corporação (www.pm.pa.gov.br).

A ideia de criar um espaço para reunir a memória da instituição nasceu em 2010, quando o major Ronaldo Charlet, formado em História pela Universidade Federal do Pará, especialista em patrimônio histórico e mestre em planejamento do desenvolvimento, resolveu ir atrás dessas relíquias e criou uma página no site da corporação chamada “História da PM”. Mas uma pane técnica apagou todo o arquivo e o trabalho de pesquisa precisou ser reiniciado.

O major resolveu então criar um blog desvinculado da página da PM. O espaço cresceu e chamou atenção do chefe do Estado Maior, coronel Lázaro Saraiva. O coronel não só incorporou o blog ao site oficial da PM (www.pm.pa.gov.br), como se tornou um dos editores do espaço. Foi criado então, oficialmente, o Museu Digital da PM do Pará.

“O objetivo é recolher e divulgar o patrimônio histórico, artístico e cultural da Polícia Militar. Como na época a gente ainda não tinha o espaço físico para o museu da PM (inaugurado em 2016), quando as pessoas queriam divulgar algum material e não tínhamos como guardar, a gente escaneava, ouvia um pouco dessa história e divulgava no site”, comemora o major Charlet, idealizador do projeto.

O museu digital reúne em fotos momentos como a celebração da Independência do Brasil em 1922. Em apenas dois anos de existência, o espaço virtual já teve mais de 65 mil visualizações. O museu digital é atualizado todas as quartas-feiras por uma equipe de cinco pessoas: coronel Lázaro Saraiva, chefe do Estado Maior; major Charlet; capitão Itamar Galdêncio, doutor em História; cabo Josivanie Sousa, doutorada em Letras e capitão Fernando Alberto Brasil, sub-comandante da Companhia de Policiamento Escolar e também formado em História.

O desafio da equipe é aumentar o acervo com colaborações mais frequentes dos netos, bisnetos e tataranetos de homens que fizeram a história da Polícia Militar do Pará. Para isso, a divulgação precisa ser reforçada. “Alguns policiais não têm conhecimento da página e é fundamental que eles tenham acesso ao nosso material. Não só os militares, mas toda a sociedade precisa conhecer”, destaca a cabo Josivanie.

Por Syanne Neno


 

 

Pro Paz

 

 

Disque Denuncia

 

expresso pará - webmail

 

 

 

 

 

Copyright 2017 SEGUP - Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social

Endereço: Rua Arciprestes Manoel Teodoro, 305 - Batista Campos - Belém PA, CEP: 66023-700

Fone: (91) 3184-2500

E-mail:segup.ascom@gmail.com

Desenvolvimento: PRODEPA  Usando CMS livre - Drupal  Sítio Acessível