Conselho de Segurança faz 16 anos e discute políticas de integração

Voltar

Agência Pará de Notícias.

Uma sessão especial no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) marcou os 16 anos do Conselho Estadual de Segurança Publica (Consep), nesta quinta-feira (2). Presidido pelo secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social e presidente do Consep, Luiz Fernandes Rocha, o momento foi de destacar a importância das políticas públicas de integração para o desenvolvimento social do Estado e de apresentar o Programa Estadual de Segurança Viária, além de avaliar a atuação do Consep nos últimos anos.

“O Consep hoje é responsável por avaliar e pensar as políticas públicas de segurança no Estado. Se fizermos uma comparação de antes e depois vamos perceber o quanto melhorou a qualidade da segurança pública, até porque o Consep é formado de representações do Estado e da sociedade civil, de forma igual. A integração das políticas públicas com as de segurança é uma grande inovação. Existem modelos em outros Estados, mas aqui essas políticas estão voltadas efetivamente às áreas de risco e a população vulnerável”, avaliou o secretário.

Durante a solenidade, o diretor geral do Detran e conselheiro do Consep, Álvaro Ayres, apresentou as metas do Programa Estadual de Segurança Viária, projetado para o período de 2009 a 2019. “Nossa meta para este ano são as campanhas de educação no trânsito, a exemplo da que fizemos para uso do cinto e demais equipamentos de segurança. Pretendemos reduzir os índices de acidentes, sobretudo de motocicletas, que são os que mais nos preocupam”, afirmou.

Social – A coordenadora do grupo gestor Pro Paz, Izabela Jatene, encerrou a programação com uma exposição sobre o tema “Políticas públicas de integração”, com enfoque especial para as áreas social e de segurança pública do governo do Estado. Segundo ela, deve-se mostrar a importância da integração da defesa social com a proteção e a promoção, que são setores que não podem ser trabalhos isoladamente.

“Isso fraciona as necessidades humanas. O Pro Paz nada mais é que um exemplo dessa integração. O conselho nos dá o suporte para fazer disso mais do que uma política pública, uma política de Estado, de fato. O Consep tem uma força enorme na deliberação e aprovação resoluções, sobretudo na área da infância e da adolescência. Precisamos trabalhar e fortalecer a sensibilização dos atores desse processo para que as deliberações venham em função da não descontinuidade dos programas e, sobretudo, das políticas públicas em prol da criança, dos adolescentes e pessoas em situação de vulnerabilidade social”, destacou.

Na próxima reunião do Consep, serão empossados dois novos membros, um do Poder Judiciário e outro do Ministério Público.

Texto:
Amanda Engelke - Secom
Fone: (91) 32020911 / (91) 8150-8965
Email: ac.jornalismo@gmail.com

Foto: Eliseu Dias 

Secretaria de Estado de Comunicação
Rodovia Augusto Montenegro, km 09 - Coqueiro - Belém - PA CEP.: 66823-010
Fone: (91) 3202-0901
Site: www.agenciapara.com.br Email: gabinete@secom.pa.gov.br

 

 

 

Pro Paz

 

 

Disque Denuncia

 

expresso pará - webmail

 

 

 

 

 

Copyright 2018 SEGUP - Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social

Endereço: Rua Arciprestes Manoel Teodoro, 305 - Batista Campos - Belém PA, CEP: 66023-700

Fone: (91) 3184-2500

E-mail:segup.ascom@gmail.com

Desenvolvimento: PRODEPA  Usando CMS livre - Drupal  Sítio Acessível