Projeto de reinserção social chega a casa penal em Santarém

Voltar

Agência Pará de Notícias.

Música, religiosidade e emoção marcaram a visita do pastor da Igreja Quadrangular e coordenador do projeto 100% liberdade, Valber Duarte, e do rapper Mano Rô ao Centro de Recuperação Silvio Hall de Moura, no município de Santarém, oeste do Estado. O objetivo da visita foi levar a iniciativa à casa penal. O objetivo é a evangelização dentro das prisões e na periferia da cidade de Belém.

O projeto 100% Liberdade atua nas 29 unidades prisionais da região metropolitana de Belém e éformado por jovens que já estiveram no cárcere."Vamos trazer o projeto para Santarém, pois nosso objetivo é alcançar todo o Pará e ajudar na reinserção social", explicou Valber Duarte. Durante a visita, o pastor treinou cerca de 100 voluntários que vão atuar na evangelização dos internos no Centro de Recuperação Silvio Hall de Moura.

A música é um dos meios que ajudam a reinserir os internos, disse Mano Rô, que descobriu no rap o caminho para uma vida melhor e hoje vai às prisões divulgar seu trabalho, levar o evangelho e falar que é possível viver longe do crime. “O rap me ajudou a vencer e agora quero ajudar outras pessoas com a minha música e meu trabalho no projeto", afirmou.

Em cada pavilhão que o pastor Valber Duarte e Mano Rô visitaram, houve uma apresentação musical, sucedida de uma conversa com os internos. "A gente sabe que muitos não querem voltar à vida do crime, mas precisam de apoio, pois a tentação é grande", disse o interno E. S. Segundo o diretor do centro de recuperação, Valter dos Santos, o projeto é bem-vindo, assim como todo trabalho de reinserção para interno.

O 100% liberdade foi fundado em 23 de janeiro de 2009, dentro da Central de Triagem de São Brás, em Belém, onde o pastor Valber Duarte na época estava custodiado. O projeto é desenvolvido pela Superintendência do Sistema Penal (Susipe) e tem a parceira da organização não-governamental (ONG) Afro Reggae, cujo objetivo é promover a inclusão de jovens usando a arte, cultura e educação como ferramentas para o exercício da cidadania. Um dos principais trabalhos do grupo é atuar junto ao sistema penitenciário brasileiro.

Texto:
Nara Pessoa - Susipe
Fone: (91) 3222-6436 / (91) 8896-5319 / 8140-6282
Email: acssusipe@gmail.com

Superintendência do Sistema Penitenciário
Rua , Santo Antonio Sn.
Fone: (91) 3230-2214 / 3222-9096
Site: www.susipe.pa.gov.br Email: gabinete@susipe.pa.gov.br

 

 

 

Pro Paz

 

 

Disque Denuncia

 

expresso pará - webmail

 

 

 

 

 

Copyright 2018 SEGUP - Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social

Endereço: Rua Arciprestes Manoel Teodoro, 305 - Batista Campos - Belém PA, CEP: 66023-700

Fone: (91) 3184-2500

E-mail:segup.ascom@gmail.com

Desenvolvimento: PRODEPA  Usando CMS livre - Drupal  Sítio Acessível