Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará – IESP

O Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará (IESP) foi criado pela Lei nº 6.257, de 17 de novembro de 1999. É um órgão de atuação especial, subordinado diretamente ao Secretário de Estado de Segurança Pública, que possui gestão acadêmica própria, autonomia didática, científica e disciplinar.

A finalidade do IESP é promover formação técnico-profissional, graduação, qualificação permanente em nível de aperfeiçoamento e pós-graduação aos agentes do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social (Polícia Militar do Pará, Polícia Civil do Pará, Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Departamento de Trânsito do Estado do Pará, Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará e Centro de Perícias Científicas 'Renato Chaves').

O Instituto mantem parcerias e convênios com instituições de ensino superior de todo o país, autorizados por órgãos competentes, nas modalidades de ensino presencial e a distância.