Estatísticas de Segurança Pública do Pará

CONSUP – Conselho Superior

O Conselho Superior (Consup), que consta no Art. 11 º do Estatuto do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), é um órgão deliberativo, normativo e consultivo, máximo em matéria de ensino, planejamento e política administrativa. Trata-se da última instância de recursos no âmbito do Instituto, responsável por promover a formação e a qualificação de recursos humanos destinados às atividades de proteção dos cidadãos quanto à segurança e a riscos coletivos, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Como representantes externos, compõem o Consup o Secretário de Segurança Pública do Estado do Pará ou seu representante; os comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar ou seus representantes e o Delegado Geral da Polícia Civil ou seu representante.

Os postos de representantes internos são ocupados por Diretores ou Comandantes das Unidades Acadêmicas; Diretores de Ensino ou ocupantes de cargos equivalentes; Titulares das Coordenadorias; Coordenadores dos Colegiados de Curso; Representantes do corpo docente de cada categoria na proporção que for estabelecida pelo Regimento Geral; Três representantes do corpo discente, alunos de cursos regulares, escolhidos na forma do Regimento Geral.

O Consup é coordenado por duas câmaras: a de Ensino e Pesquisa, constituída por Coordenadores de Ensino; Coordenadores dos Colegiados de Curso; Representante docente e Representante discente e a Administrativa, composta por um Diretor; Diretores ou Comandantes das Unidades Acadêmicas; Coordenadores de Campus; Representante docente e Representante discente. Cabe às câmaras atuarem como órgãos deliberativos, normativos e consultivos nos assuntos relativos a ensino e pesquisa e administração.

O Conselho Superior toma suas decisões com base em pareceres dados pelas Câmaras ou por Comissões especiais organizadas na forma prevista no Regimento e é presidido por um dos membros da representação externa, eleito entre seus pares em sistema de rodízio e por um mandato de dois anos, vedada a recondução.

Compete ao Pleno do Conselho Superior aprovar o programa de trabalho do IESP, aprovar o orçamento e mecanismos de financiamento; aprovar a prestação de contas e contratar auditorias; decidir sobre recursos a ele interpostos; aprovar proposta de planos de carreira. Em caráter normativo, cabe ao Consup aprovar os regimentos e regulamentos; estabelecer normas, disciplinando a cobrança de taxas acadêmicas e preços de prestação de serviços; estabelecer normas disciplinando contratos e convênios; estabelecer normas disciplinando a concessão de mérito e honrarias. Já em caráter consultivo, ele deve opinar sobre os assuntos que lhe forem propostos pelas Instituições integrantes do Sistema ou pela Diretoria.

Contato: gabineteiesp@gmail.com