Início » Com ações integradas, Operação Enem tem saldo positivo no Pará

Com ações integradas, Operação Enem tem saldo positivo no Pará

Realizada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) e coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Operação Enem transcorreu dentro da normalidade e com poucas ocorrências ao longo deste domingo (3), para atender a primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio. As ações foram acompanhadas em tempo real do Centro Integrado de Comando (CIC), instalado nas dependências do Centro Estadual Integrado de Inteligência (Ceei), em Belém.

A operação reversa, que faz a escolta dos cartões respostas para os espaços onde o material fica armazenado, foi concluída às 23h. Todas as informações reunidas no CIC foram repassadas ao Comando Nacional, por meio do Sistema Cortex.

Participaram da operação 5.374 agentes, utilizando um total de 1.042 viaturas. Estiveram presentes no CIC representantes de diversas instituições, como Correios, Exército, Polícias Civil e Militar, Departamento de Trânsito (Detran), Guarda Municipal, Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Celpa e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), além do Grupamento Aéreo e Fluvial de Segurança Pública.

A Operação Enem tinha o objetivo de garantir a segurança na entrega dos malotes até os locais de prova, durante a realização do exame, dispersão dos estudantes e na logística reversa dos cartões respostas, nos 75 municípios paraenses onde o certame foi aplicado. No próximo domingo (10), todas as ações serão realizadas novamente. "Do início ao fim, a segurança foi mantida por todos os órgãos envolvidos que, de alguma forma, participaram do evento, a fim de que os candidatos pudessem fazer a avaliação, sem nenhum problema", ressaltou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

Ocorrências – Uma queda de energia foi registrada na Escola Estadual Domingos Acatauassu, localizada no bairro do Marco, em Belém, antes mesmo do início das provas. A celeridade e a integração dos órgãos fizeram com que o problema interno, no quadro geral da instituição, fosse solucionado em menos de uma hora. Na cidade de Novo Progresso, na Escola Municipal Tancredo Neves, onde o certame foi realizado, também houve queda de energia e, em poucas horas, o serviço foi restabelecido.

No município de Parauapebas, na Escola Municipal Luiz Magno, uma pessoa foi detectada portando um celular no banheiro, sendo encaminhado para a Delegacia de Polícia local, onde foi registrado um boletim de ocorrência em decorrência da atitude suspeita. O candidato foi imediatamente desclassificado.

Na cidade de Castanhal, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Maria Vigano, um aluno foi flagrado com um fone de ouvido bluetooth. O próprio estudante assinou o termo de eliminação e se retirou do local. Já em São Miguel do Guamá, na Escola Municipal Licurgo Peixoto, um candidato foi pego com uma folha de caderno junto ao cartão resposta e também assinou o termo de desclassificação. Na mesma cidade, na Escola Frei Miguel de Bulhões, um celular que estava guardado dentro do bolso organizador transparente, embaixo da carteira, tocou e o candidato também foi eliminado.

Para o coordenador do Centro Integrado de Comando no Pará, coronel Alexandre Mascarenhas, o primeiro dia de operação durante o certame teve saldo positivo. "Foram aproximadamente 700 escolas onde as provas foram realizadas e com algumas ocorrências que não atrapalharam a aplicação do exame e o desenvolvimento da operação", afirmou Mascarenhas.

No Pará, são 64 os pontos onde as provas e cartões respostas são guardados, entre unidades dos Correios e quartéis do Exército. A operação teve início no Estado ainda no final de setembro.
Exame – Os participantes do Enem 2019 tiveram 5h30 para concluir a avaliação neste domingo, com 90 questões, além da redação. Foram mais de 5 milhões de provas, distribuídas para 10.133 locais de aplicação, em 1.727 municípios brasileiros, segundo o Inep.

Por Aline Saavedra / Foto: Ascom Segup