Início » Carnaval dos distritos terá segurança estadual e municipal

Carnaval dos distritos terá segurança estadual e municipal

Para garantir a segurança e a tranquilidade dos desfiles das escolas de samba de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro, marcados para os dias 1, 3 e 5 de março, respectivamente, representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), da Prefeitura de Belém e dos distritos definiram estratégias de ações policiais. A programação integra o calendário oficial do Carnaval de Belém.

Icoaraci – Neste distrito as escolas de samba desfilarão na avenida Berredos. Atuarão no policiamento mais de 230 militares, sendo 149 PMs, 60 guardas municipais, quatro agentes da Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e 20 bombeiros militares, além dos que estarão em três viaturas, sendo uma de incêndio e duas de salvamento. Os bloqueios das vias serão feitos por agentes da Semob, nos locais de concentração, ou seja, no início da avenida Berredos e término na avenida São Rocque, a partir de 17 horas.

Mosqueiro – Mais de 100 agentes de segurança atuarão nas ações preventivas e de repressão. Serão destacados 30 PMs, 45 guardas municipais, 10 agentes da Semob e 20 bombeiros militares, além dos que estarão atuando em uma viatura de resgate e outra de salvamento. A concentração ocorrerá na rua Eurico Romaris, com apresentação do desfile na rua Camilo salgado e dispersão na rua Rodrigues Apinagés (rua da Celpa), com previsão de início às 18h. As vias interditadas serão da concentração e dispersão.

Manoel Benites, coordenador de eventos da agencia distrital de Mosqueiro, avalia a segurança dos brincantes e participantes como algo primordial para a festa, que este ano deverá reunir muito mais brincantes.

“A preocupação de todos é a segurança, por isso nós estamos aqui discutindo com os titulares da prefeitura e da Segup as propostas para atender ao nosso evento. Esse ano, terão três escolas de samba participando, sendo duas tradicionais e uma mais recente. A nossa expectativa esse ano é ter um carnaval ainda maior e estamos esperando cerca de 15 a 20 mil pessoas na área do evento”, destacou.

Outeiro – Farão a segurança em Outeiro cerca de 150 agentes de segurança. Serão 76 policiais militares, divididos em dois turnos, em viatura e a pé; 60 guardas municipais de Belém, oito agentes da Semob e 10 bombeiros militares, além dos que estarão sendo destacados em uma unidade de resgate.

A concentração ocorrerá na rua N. S da Conceição com Mangueiras. O desfile será feito dentro do estacionamento da Água Boa e a dispersão na avenida Paulo Costa. O evento iniciará às 19h e às 17h as vias principais serão bloqueadas (avenida Paulo Costa, a partir da rua da Tucumaieira, e na avenida Conceição, a partir das rua da Mangueira).

“A nossa meta é fazer com que todos possam trabalhar e se divertir de maneira segura e saudável. Ouvimos os representantes de cada área para conhecer a dinâmica de como ocorrerá o carnaval e a partir daí montarmos uma estratégica de segurança para que possamos impedir o máximo possível as ocorrências criminais nos distritos, e em especial onde serão realizados os desfiles”, finalizou o coordenador do Núcleo de Planejamento Operacional, coronel Alexandre Mascarenhas.

Por Aline Saavedra
Imagem: Elielson Modesto